Quarta-feira, 16 de Junho de 2004

FORÇA JPP !

jpp.jpg

Venho de saber que José Pacheco Pereira vai ocupar um lustroso lugar na Unesco. Por mim, tudo bem. Tem estatuto para isso. Antes o lugar ser para ele que para o palerma que é dirigente da JP e de que não lembro o nome.

Há dias, sobre a morte de Lino de Carvalho, JPP recordava um episódio, ocorrido em 1973 durante o Congresso de Oposição Democrática em Aveiro, em que ele levou um murro do deputado comunista e tentou dar-lhe com uma cadeira. Em assinalável fair-play, JPP confessou que, nessa luta, foi mais inábil que o seu opositor pelo que terá levado mas não dado. Essa nota de memória incomodou várias pessoas. A mim, não. Preferi essa nota memorial de verdade da vida do que a aplicação mecânica do princípio: “um homem morto foi, só e sempre, um homem bom”. Porque entendo que a melhor homenagem que se pode prestar a um morto é recordá-lo como era enquanto vivo. Caso contrário, é ofender o morto, dizendo que ele, quando vivo, esteve sempre morto.

Por sinal, estive no mesmo Congresso em que a cena terá ocorrido. Não assisti a ela e não conhecia antes, nem conheci ali, qualquer dos contendores. Por isso, não posso testemunhar sobre os brios e méritos dos lutadores. Chega-me saber que, no dia seguinte, estava, eu e eles, no mesmo bando, a apanhar porrada da Pide e da “polícia de choque”, exigindo o fim da guerra colonial e democracia e liberdade.

Mas, agora, estou preocupado. É que JPP, se era inábil a manejar cadeiras quando jovem, como vai ele conviver com o seu colega Falcone? Esse mesmo, o representante de Eduardo dos Santos na Unesco (estimo o suficiente Angola e os angolanos, para não dizer que Falcone representa Angola). Se Falcone é um emérito negociante de armas, incluindo armas pesadas, como é que o JPP se vai amanhar se nem uma cadeira sabe atirar? Treine-se, JPP, treine-se. É conselho amigo de quem não o estima pela sua retórica contorcionista mas muito o aprecia pela sua aparelhagem intelectual. Cá estarei para ver. Entretanto, acredite, torço por si.
publicado por João Tunes às 15:50
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. ESPANHA – GUERRA CIVIL

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (1...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (2...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (3...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (4...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (5...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (6...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (7...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (8...

.arquivos

. Setembro 2007

. Novembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds