Quarta-feira, 7 de Abril de 2004

O CÃO É O MELHOR AMIGO DO ENGENHEIRO

dog[1].jpg

O Alferes Teixeira foi incorporado no serviço militar logo após terminar o Curso de Engenharia Mecânica no Técnico.

Era a vida daquele tempo. Não era mais nem menos que os outros. Vá lá que o incorporaram como responsável pelo serviço de manutenção das viaturas, o que o resguardava da pior sorte daqueles tipos que iam para atiradores, sapadores ou quejandos. Podia ter-lhe calhado melhor que a Guiné, lá isso é verdade. E, dentro da Guiné, teve de lhe calhar logo o batalhão de Catió, perto da fronteira maldita com a Guiné-Conacri, onde o PAIGC circulava com quase todo à vontade. Mas, do mal o menos, dizia ele várias vezes para com os seus botões. É que, resguardado na sede do batalhão, tratando de pneus, diferenciais, sistemas de transmissão e afinação de motores, aquilo até servia de exercício prático para os conhecimentos teóricos acumulados e evitava andar pelo mato, a dar tiros de G3 e a desviar-se de tiros de kalashnikov.

O Alferes Teixeira era um conformista. Não contestava a sociedade, passou sempre ao lado das lutas estudantis e só ambicionava uma carreira numa grande empresa, onde pudesse demonstrar o seu gosto pela Mecânica. Não gostava de política e muito menos de lucubrações estéreis sobre os males da sociedade e os remédios para os males do mundo. Não era ele que ia mudar as coisas que estavam mal, que já assim estavam quando ele veio ao mundo. Os males já vinham de trás e, com certeza, não estavam à espera dele para endireitar o que estava torto. Ele aprendeu a endireitar máquinas, os gajos do governo e da política que endireitassem o resto. Era pacato nos hábitos e moderadamente sociável. Achava-se feio (cabeça de tamanho desproporcionado relativamente ao resto do corpo, o nariz demasiado grande e o cabelo todo eriçado) e, por isso, tinha uma posição defensiva quanto a namoros, festas e convívios. Tirando os pesos e alteres que ele praticava persistente e solitariamente, não apreciava exercícios desportivos que exigissem coragem física. Coragem que ele sabia que lhe faltava. Sentia-se até um bocado cagarolas. Sabia que não era pelo encanto pessoal que faria carreira. Restava-lhe não arranjar chatices e aplicar-se nos seus conhecimentos. A boa hora iria chegar. Pelo menos, eram os conselhos que os pais lhe davam.

Pensava ele que ia ter sossego em Catió para tratar da mecânica das viaturas. Mas, volta e meia, mais volta que meia, lá vinha a fogachada de morteiros cair dentro do quartel. Uma das vezes, um desses morteiros caiu em cheio na camarata onde estava a sua equipa, atravessou com a maior das calmas o telhado de zinco e caiu numa das camas-beliche onde rebentou. Lerparam dois cabos mecânicos do seu pelotão, por sinal os mais competente que tinha sob as suas ordens. Ficaram num estado indescritível, em fanicos, num estado pior que um motor depois de ser todo desmanchado. A partir desse momento, o Alferes Teixeira, se já tinha medo, passou a vivê-lo obsessivamente. Uma ideia terrível ocupou-lhe a mente quando acordado e quando os pesadelos tomavam conta do sono. Convenceu-se que aquilo não tinha acontecido por acaso, os gajos do PAIGC queriam dar cabo da manutenção de viaturas e que, da próxima vez, iam procurar acertar-lhe. E ele tremia à ideia de acabar em fanicos como os cabos. E em vez de confiar na boa hora que acabaria por chegar nas asas do destino, achou que a sacana da providência lhe reservava era uma má hora. De conformista que tinha sido, o Alferes Teixeira passou a ser um fatalista. Tanto que passou a ser alvo de chacota dos outros militares empedernidos com as coisas da guerra.

O Alferes Teixeira começou a adquirir tiques nervosos e incapacidade de olhar de frente. Convenceu-se que era o único que tinha medo no quartel e tornou-se arredio de contactos e convívio. Cirandava pelo quartel sozinho e não parava de olhar o céu para não ser apanhado desprevenido se ele trouxesse metralha destinada a acertar-lhe na cabeça.

O pior era de noite. A espera da noite e deitar-se a olhar o tecto de chapa zincada. Não se metia em convívios nocturnos mas não se afastava dos grupos de militares, ouvido atento, para tentar perceber se havia más novas ou péssimos prenúncios. Antes de pensar em deitar-se, aproximava-se da sala onde estavam os rádios e procurava obter confidências dos operadores sobre eventuais mensagens de Bissau anunciando bernarda para essa noite com base nos serviços de informações. Mas, a malta das transmissões era, como a maior parte, dada ao sadismo dos guerreiros à força. E o Alferes acagaçado funcionava, às mil maravilhas, como objecto de divertimento, o qual era coisa escassa por aquelas paragens. Frequentemente, forjavam mensagens ultra-secretas que informavam de grandes ataques para essa noite, mostrando-lhe o papel simulado que oferecera muitas risadas fartas quando da sua feitura. E mais risada merecia depois, ver-se o Alferes Teixeira, cara avermelhada, cirandar pelo quartel sempre encostado às paredes, incapaz de se ir deitar.

Muitas vezes, vinham mensagens com más notícias que não eram forjadas e a fogachada vinha mesmo. Outras, na maior parte dos casos, as morteiradas vinham sem aviso nem preparo. Em qualquer dos casos, o Alferes Teixeira, quando os assobios de morteiro começavam, procurava a minúscula casota do cão do quartel, onde o pobre animal assustado se refugiava. E atirava-se lá para dentro, aí aguentando, abraçado ao animal, até o fogo extinguir-se. Ali, sentia-se mais seguro. Achava que o PAIGC não ia dar prioridade a transformar um cão em fanicos.

O Alferes Teixeira sobreviveu às provas de Catió. Voltou vivo e passou a ser o Engenheiro Teixeira. Encontrou emprego no departamento de manutenção numa transportadora. Constituiu família. Nunca falou da guerra, no emprego e em casa. Os colegas têm-lhe estima e acham-no boa pessoa, embora de poucas ou nenhumas falas. Riem-se, quando o Engenheiro Teixeira, por tudo e por nada, sem vir a propósito, profere a sua frase favorita: o cão é o melhor amigo do homem. “O tipo que tem a pancada dos cães”, é assim que, uns para os outros, chamam ao Engenheiro Teixeira. Sem fazerem a mínima ideia de onde lhe vem tanto amor pela espécie canina.















publicado por João Tunes às 01:25
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. ESPANHA – GUERRA CIVIL

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (1...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (2...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (3...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (4...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (5...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (6...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (7...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (8...

.arquivos

. Setembro 2007

. Novembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub