Sábado, 15 de Maio de 2004

ERROS MEUS

onu.jpg

Desde o início do ataque dos Exércitos da coligação ao Iraque, defini a minha posição em dois pontos:

- Em completo desacordo com a intervenção militar na ausência de mandato das Nações Unidas.

- Não chorar uma lágrima pela sorte de Sadam e pela sua ditadura.

Tentei, ao longo do decorrer do conflito, manter esta posição nada fácil perante o extremar de posições, a histeria antiamericana que se gerou e a hipocrisia de muitos anti-guerra que tinham silenciado outras ocupações e outras guerras.

Não fui a qualquer manifestação contra a guerra. Porque, disse-o, não quis estragar o penteado com o ondular de bandeiras que não mereciam estar nelas.

Reconheço hoje que cometi, pelo menos, dois erros de falta de previsão sobre aspectos que a guerra veio evidenciar:

- O pretexto principal (existência de ADMs) era uma mentira. E que, provavelmente, Bush e os líderes seus aliados, sabiam-no.

- A forma como a ocupação se ia desenvolver, sobretudo descambar para abjectas violações dos direitos humanos.

Hoje, é para mim mais claro que nunca que o povo iraquiano, que não merecia a ditadura de Sadam, não merece que estes “libertadores” continuem ali com os pés postos. Porque Bush igualou-se a Sadam. E representando um país democrático, ele não tem direito a comportar-se como se comportava o ditador.

A solução volta com toda a premência para onde sempre devia ter estado: nas Nações Unidas. Não basta, seria irresponsabilidade, exigir a retirada das tropas ocupantes. O Iraque não tem condições de ficar entregue a si próprio. E o filme da história não pode andar para trás. Só as Nações Unidas (com forte empenho da parte da Europa que não se ajoelhou perante Bush, sobretudo a Espanha (a de Zapatero), a França e a Alemanha) têm autoridade e capacidade para evitar uma tragédia no Iraque de que os próprios iraquianos seriam as principais vítimas.

Os “capacetes azuis” devem rapidamente substituir os exércitos ocupantes, cujos governos devem (como compensação) pagar este esforço de pacificação e de regularização da vida iraquiana, com vista à sua democratização e à retoma da sua soberania. A conseguir-se isto, os iraquianos (pese embora as vítimas e os prejuízos que somaram) podem ter uma oportunidade de, finalmente, passarem da ditadura para a dignidade de um país livre e soberano.

Talvez por não ir a votos, não tenho problema algum em reconhecer os meus erros de análise e das posições que tomei. Já me enganei politicamente um ror de vezes na minha vida. Provavelmente esta não será a última. Mas prefiro que me chamem burro a que me chamem teimoso, defeito que, como se sabe, é alheio ao mundo dos burros. Fico à espera de humildade idêntica por parte dos “falcões” cá da praça.























publicado por João Tunes às 01:17
link | favorito
De Carlos Gil a 16 de Maio de 2004 às 21:07
Também penso que a ONU não é solução - os 'azuis' estão por demais conotados com os USA perante o 3º Mundo. É como a Liga Árabe (ainda existe??) ser mobilizada para o conflito da Irlanda... quem o aceitaria? Resolva-se, doa a quem doer, o problema palestino, e o radicalismo perderá o seu maior argumento, o abuso 'ocidental'. Não estou 'armado aos cucos' nem quero inventar a pólvora, estou tão somente a olhar um pouco mais para o lado, para a raiz dos problemas do Médio Oriente.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. ESPANHA – GUERRA CIVIL

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (1...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (2...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (3...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (4...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (5...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (6...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (7...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (8...

.arquivos

. Setembro 2007

. Novembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub