Segunda-feira, 5 de Julho de 2004

Alussa oli suo, kuokka ja Jussi

sauna.jpg

Tenho fundas impressões da Finlândia (Helsínquia e Vaasa) onde estive por mais de uma vez. E deste país guardo distantes memórias:

- Ter a luz do dia, em plena intensidade, a entrar pela janela às cinco da manhã.

- Abrir a janela do quarto do hotel que dava para o terminal rodoviário em hora de ponta, cheio de uma enorme multidão a caminho do emprego, e não se ouvir um ruído ou um murmúrio.

- Não perceber patavina do que eles diziam na sua língua.

- Experiência reconfortante da diária “sauna finlandesa” (entre cada sessão, convívio à volta da mesa com cervejolas e salsichonas, cada um enrolado na sua toalha) que é a forma típica de eles, ao fim do dia, conviverem e até porque há uma sauna em cada quarteirão.

- Encontrar um povo que consegue ser mais tristonho que o nosso.

- Enorme afinco e produtividade no trabalho.

- Magnífica roupa de Inverno.

- Não os conseguir acompanhar na bebida.

- Custo de vida muito alto.

- Paisagens magníficas muito ao meu gosto.

Isto vem tudo a propósito de um magnífico blogue (de um português que vive na Finlândia) que tem o nome, perfeitamente acessível, de Alussa oli suo, kuokka ja Jussi. Perceberam? Vão lá espreitar. Aposto como ficam “clientes”. Li lá, intitulado Libertação, um dos melhores e mais sucintos posts sobre os portugueses e o Euro 2004.

A luso-blogosfera está-se a estender pelas sete partidas. Imparável. Qualquer dia, a esfera armilar da bandeira tem que ter dentro o símbolo da Internet. Porque ela se está a tornar na nova versão do nosso talento de navegadores.

(NOTA: A imagem representa um banho integrado no processo da sauna. Mas, segundo percebi, o sujeito em pelota não é o nosso compatriota.)
publicado por João Tunes às 16:31
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De compatriota_que_nao_esta_em_pelota a 5 de Julho de 2004 às 17:10
Eu até julgo tratar-se de uma sujeita em pelota:), o que não traduz qq exibicionismo antes o costume de fazer sauna e depois mergulhar no lago (ainda sem roupa) na intimidade da praia privada junto ao lago - existem milhares deles e milhares destes "casebres" de verão.

Peço desculpa se o induzi em erro sobre o nome - o verdadeiro nome do blog é "sob a estrela do norte" nome de uma trilogia de Vainö Linna (traduzido por mim da edição inglesa, em finlandes é "aqui, sobre a estrela do norte) e cuja primeira frase é este imortal "no príncipio era o pantano, a enchada e Jussi".
Ou talvez fosse "a príncipio era o pantano, a enchada e Jussi". Ou talvez "No inicio havia..".. e por isso decidi-me que era melhor cingir-me ao original! Um grande abraço do Norte!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. ESPANHA – GUERRA CIVIL

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (1...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (2...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (3...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (4...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (5...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (6...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (7...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (8...

.arquivos

. Setembro 2007

. Novembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds