Terça-feira, 16 de Março de 2004

AINDA ESPANHA

dos_74b_post[1].jpg

Isto das eleições em Espanha parece folhetim sem fim. Mas não dá para enjoar porque, queiramos ou não, o nosso futuro passa também e em grande parte pelos acontecimentos no nosso gigantesco vizinho. Os males deles podem-nos bater à porta. Quanto ao que eles fazem bem, nunca se sabe, nunca se sabe, a esperança é a última coisa que devemos deixar morrer.

Para além do mais, alguns dos posts que coloquei deram origem a alguns mal-entendidos (por culpa toda minha que não me expliquei como devia). Vai daí que me sinta na necessidade de prestar uns quantos esclarecimentos. Vamos lá.

O MAU PERDER DA DIREITA LUSA:

Tirando um ou outro com fair-play, caiu o Carmo e a Trindade entre os direitinhas sobre a vitória do PSOE. Desde o José Manuel Fernandes a uns tantos outros (na blogodireita então não se fala!). E o pior de todos os maus perderes foi dizerem que os terroristas tinham influenciado o resultado eleitoral. Esquecem que não foi o terrorismo que fez a vitória do PSOE mas sim a cumplicidade manipulatória do PP que lhe deu a derrota. No fundo, o que os desconsola de modo irremediável é que, em Espanha, se deu a alternância. Mas, pelos vistos, a alternância é aceitável quando a viragem se faz da esquerda para a direita (como eles adoraram os resultados das últimas eleições na Grécia!) mas tem sempre maus motivos quando se faz no sentido inverso. E, agora, investem contra Zapatero por este anunciar que vai cumprir a sua promessa eleitoral de retirar a Espanha do Iraque! Pois, os direitinhas só se conformam com a vitória da Esquerda se esta fizer a política da Direita. Incrível, meu!.

O MAU PERDER DOS FALCÕES BUSHIANOS:

Já defini a minha posição sobre Bush e a ocupação do Iraque: gosto tanto de Bush como Maomé gostava de toucinho; não sou anti-americano e não tenho, perante os States, uma reacção política de tipo pavloviano de começar a salivar quando se fala deles; estive contra a invasão e ocupação do Iraque porque a considerei ilegítima e suportada em mentiras; estive contra o alinhamento barrosista com Bush que se pautou pela política canina de lamber a mão do mais forte; gostei que Sadam tivesse caído; se, no limite, me obrigarem a escolher entre Bush, Sadam, Bin Laden e Fidel Castro, eu opto por Bush. Assim, percebo mas não alinho com aqueles que dizem que a vitória do PSOE é uma vitória da Al Khaeda. As vitórias democráticas são sempre derrotas de ditadores e de terroristas.

O MAU PERDER DOS SECURITÁRIOS:

Andam para aí a espalhar a polvorosa e a inflamar o pânico. Manuel Monteiro (tinha que ser!) até já pediu o encerramento das fronteiras durante o Euro 2004 (parece encomenda do Bin Laden). O mundo (incluindo a Europa) não se tornou mais perigoso que antes dos atentados. Podemos e devemos é tornar-nos mais previdentes e, sem cair em histerias securitárias nem limitar as liberdades, tornar o combate e a prevenção do terrorismo mais profissional e mais eficiente. E não encontro motivos para considerar que um governo PSOE torne a Europa menos segura. Menos histérica, isso sim e seguramente.

O MAU GANHAR DOS ESQUERDELHOS E ANTI-AMERICANOS:

Sobrevalorizar a vitória do PSOE como sendo uma vitória do anti-americanismo, é demagogia barata. Não fosse a péssima e desonesta gestão feita por Aznar com os atentados em Espanha e o PP limpava as eleições (apesar do alinhamento de Aznar com Bush). Ver o filme por outro prisma é dar trunfos ao terrorismo. Quem ganhou, no domingo, foi a democracia e a alternância (e o castigo justíssimo da mentira). Os da bomba e da bala perderam e, é fundamental, que continuem a perder, sejam da ETA, da Al Khaeda, ou da mãe que os pariu.
publicado por João Tunes às 18:32
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Joo a 17 de Março de 2004 às 11:26
Cá nos vamos entendendo. Tarda nada temos aí o consenso nacional. Abraço.


De Fernando a 17 de Março de 2004 às 05:54
Caro João, concordo com cada palavra deste post. Um abraço.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. ESPANHA – GUERRA CIVIL

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (1...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (2...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (3...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (4...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (5...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (6...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (7...

. ESPANHA – GUERRA CIVIL (8...

.arquivos

. Setembro 2007

. Novembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds